quarta-feira, 28 de março de 2012

Justiça Tributária: Legisladores e fisco gostam muito de errar


Tanto as autoridades fazendárias quanto os nossos legisladores gostam muito de errar em matéria tributária. Mas os legisladores levam vantagem, pois quando alertados sobre o erro procuram afastá-lo. As autoridades, especialmente aquelas que ocupam cargos a partir de concursos públicos, preferem persistir no erro, na esperança de provar que toda a humanidade está equivocada, pertencendo só a eles o privilégio do acerto. Porque fizeram um concurso público, imaginam-se em nível superior a todos os demais cidadãos.

domingo, 18 de março de 2012

O conluio contábil foi descoberto

Desde o final da década de 70, os maiores nomes da contabilidade de língua portuguesa, eram contra o esquema de produção de normas, por inúmeros fatores.

No Brasil, o prof. Antonio Lopes de Sá, se colocava contra, não às normas, todavia, ao processo, primeiro mantido por uma instituição bancada por empresa grande de auditoria, segundo, pela forma a qual as normas viam à tona, e depois, pela condição de qualidade das mesmas regras.

Em Portugal, o prof. Rogério Fernandes Ferreira era igualmente contra o processo tal qual via sendo administrado, porque dizia que não havia qualidade nas mesmas letras; inclusive, por várias ocasiões, e durante a sua vida, seus artigos, e trabalhos, eram com o interesse de corrigir as mazelas normativas.